segunda-feira, 12 de março de 2012

Sobre o Perdão.




Se falar de perdão já me parece tão difícil, imagine exercitar o verbo PERDOAR. Eu poderia pensar que todos os textos sobre o assunto que vem caindo no meu colo nos últimos tempos são fruto de uma coincidência absurda, mas hoje eu não acredito mais em coincidências. Como já diria Fernanda Mello, "frases só fazem sentido quando estamos prontas pra ouvi-las". E eu não sei, mas penso que agora as coisas fazem um pouco mais de sentido do que antes.

Perdoar é uma das tarefas mais nobres que existem. Pra mim o perdão é uma das atitudes mais corajosas e uma das maiores provas de compaixão que um ser-humano pode ter com outro. Porque é difícil perdoar uma palavra (mal)dita. Um tapa na cara. Uma mágoa. É difícil perdoar quem te desrespeita. É difícil conviver bem com a cicatriz que alguém deixa no coração da gente. Mas, talvez, perdoar a si mesmo seja ainda mais difícil. Ou, no mínimo, tão difícil e importante quanto perdoar o outro. E se não fosse tão difícil, não seria tão nobre. Nem tão bonito.

Nessa vida temos que nos despir do peso e da culpa que carregamos sem porquê. Deixar pra trás sentimentos que nos atrasam. Perdoar não se trata de esquecer, simplesmente - por mais que "forgive" e "forget" tenham o mesmo prefixo, nunca serão a mesma palavra. Se trata de parar de nutrir ódio pelos outros e por nós mesmos e deixar que o coração se renove para o que há por vir.

Por isso decidi iniciar um exercício diário de cultivar o perdão. Estou perdoando quem me fez algum mal por qualquer motivo, a seu tempo. Estou me perdoando por todos os males que causei a mim mesma e aos outros. Assim, exercito também o amor pelo próximo e o amor próprio - as maiores dádivas que recebemos quando aprendemos a perdoar.



(Em tempo:
"Tanto se fala sobre o Perdão. E é tão bonito perdoar. Mas o perdão não significa esquecer ou ser indiferente a um fato que tenha machucado. MENTE aquele que diz que perdoou e sempre volta com as feridas abertas esfregando dor na cara dos outros.
Só acontece o perdão quando somos capazes de convivermos com a cicatriz de uma mágoa sem recorrer a ela para justificar nossas consequentes escolhas.
Arrastar correntes a vida inteira pode ser pesado demais.
Experimente deixar o passado em seu lugar e viver o daqui para frente."
Tico Santa Cruz.)



A sensação de liberdade é incrível.




*Imagens: We heart it.

Um comentário:

Deyse Batista disse...

Concordo com cada palavra tua e, sabe, ultimamente eu tenho perdoados que durante minha vida inteira. porque o perdão não é bom só para quem recebe; é, principalmente, libertador para quem o concede.
''Se trata de parar de nutrir ódio pelos outros e por nós mesmos e deixar que o coração se renove para o que há por vir''.
Suas palavras não poderiam ser mais certeiras.
beijos, Deyse.